Que revólver de espoleta, metralhadora e forte-apache que nada. Esses são fichinha perto de outros brinquedos menos famosos, mas capazes de infartar os politicamente corretos. Alguns têm como álibi a época em que foram fabricados e comercializados, um tempo que não tinha essas frescuras. O laboratório de energia atômica, por exemplo, é um clássicos dos ano 50, e trazia elementos “radioativos” (mas inofensivos) de verdade. Não pega muito bem em tempos pós-Chernobyl, mas os colecionadores não estão nem aí e pagam pequenas fortunas no eBay pelos remanescentes.
Mas alguns são atuais. Além do Osama bin Lego acima, que provocou uma daquelas polêmicas intermináveis uns tempos atrás, há este inacreditável Path Cra 911 (11/9!). Fabricado na China, é um absurdo do começo ao fim – da ideia ao brinquedo em si, que se limita a uma perseguição em círculos de George W. Bush (em um tanque) a Bin Laden (num skate ou algo assim). Também são verdadeiros os bonecos Golliwogg, representando negros – outro clássico que se tornou item de colecionador, aliás, e sobre os quais Toni Morrison podia escrever um livro inteiro.
Fantástico. O laboratório atômico então – improvável nos dias de hoje -, realmente é uma relíquia de outros tempos. Adorei o post.