Na penútima sexta-feira do ano, duas novidades – uma simbólica, outra mais prática.
Primeira: a Academia Brasileira de Letras (ABL) inaugurou seu Twitter (www.twitter.com/abletras), para, segundo o presidente da instituição, Marcos Vilaça, “ir aonde a juventude está”. Daí o primeiro twitt: “Se eu tuíto, tu tuítas e eles tuítam, a Academia também tuíta”. 133 toques, incluindo as aspas, o crédito ao autor da frase e o link para a página de notícias da ABL (http://tiny.cc/SiurI), apropriadamente comprimido. No fim do dia, eram 288 os seguidores.
No mesmo dia, a editora Zahar anunciou o início da venda de seu catálogo em formato ePub, próprio para ser lido em ereaders similares ao Kindle. Neste caso, os títulos deverão ser adquiridos pela bookstore virtual Gato Sabido, parceira da iniciativa, que está comercializando em pré-venda o ereader COOL-ER. O preço, contudo, é ainda meio salgado: R$ 750.
Quanto aos títulos, a ideia da Zahar é disponibilizar 300 livros até março de 2010, por um preço até 30% mais baixo em relação às edições impressas. Nesse primeiro momento, são 20 títulos. Entre eles, o aqui citado Shakespeare e a Economia, que sai por R$ 24 nesse formato, contra R$ 36 da edição em papel.
Pra quem acompanhou as discussões de #livrofuturo, este post de @almirdefreitas vem a calhar http://www.almirdefreitas.com.br/blog/?p=1873
A ABL vai ao Twitter e a Zahar ao e-book – http://shar.es/aOrtX