Depois daquele beijo – parte final

No aguardado último capítulo da nossa novelinha baseada do Um Século em Nova York —Espetáculos em Times Square, chegamos a 2002. Marshall Berman já tem seus 60 anos, chegou, portanto, àquela idade em que pode ver a beleza da paisagem dos anos 40 de Um Dia em Nova York. Mas, se a cidade superou a degradação e a violência da década de 70 de Taxi Driver, há algo de triste no novo século. No seriado Sex and the City, Berman encontra um final perfeito para a sua história.

Em Anchors Away, primeiro episódio da quinta temporada, Carrie (Sarah Jessica Parker) já está longe das “enfermeiras” de meados do século passado: o sexo livre já é, para ela e para a sua geração, uma realidade. Louis, o marinheiro da vez, contudo, é como seus predecessores apenas na aparência. Nova York, para ele, é apenas sujeira e barulho: ela não integra mais, desse modo, todo aquele imaginário de liberdade, democracia e felicidade. Nem tampouco amor: este está em outro lugar. De certo modo, Carrie e Louis mostram exemplarmente, nesse episódio, como tudo, para o bem e para o mal, mudou.

E essa história, que começou com um beijo em Times Square, termina, no mesmo lugar, sem nenhum.

No fim da noite, as multidões dos teatros e dos restaurantes emagreceram. Agora os anúncios eletrônicos, saturados de explosões de cores quentes, avultam maiores que nunca. Quando a camera foca o grande anúncio vermelho VIRGIN, ele assume a grandiosidade solitária de uma ideia platônica. Quando Carrie passa embaixo do anúncio, ela lança o seu casaco aberto para a noite. Como as heroínas de Jean-Luc Godard na década de 1960, ela abraça um anúncio de neon como um símbolo do que ela secretamente, sem esperança, deseja.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.