Educação, Oscar e George Clooney

A Rocco acaba de lançar o roteiro de Educação, escrito por Nick Hornby (192 págs., R$ 30). O filme, dirigido por Lone Scherfig, não é excepcional, mas tem seus momentos. Há bons personagens e falas – as melhores são as de Alfred Molina, na ótima intrepretação de Jack, o pai covarde e inseguro de Jenny. Numa cena, desvairado com os gastos, desanda a fazer alegorias arbóreas:

“(…) Tudo é grátis. Cresce nas árvores. Maravilhoso, não? Temos uma linda árvores Oxford no jardim, para sorte sua, de modo que a questão Oxford está resolvida. E um pomar inteiro de árvores escolares, de modo que tudo isso é grátis. Tenho certeza de que há mais árvores de aulas particulares lá fora. Vou dar uma olhadela. (…) Acho que vi algumas lá na frente, bem junto à árvore do dinheiro. (…) Vou só dar uma olhadinha e verificar, para ver se estão indo bem. Não queremos que alguém trepe no muro e roube os frutos, não é? E nunca se sabe. Talvez haja um homem com os bolsos cheios de dinheiro crescendo lá fora.”

Carey Mulligan, que ouve esse sermão, está de tirar o fôlego no papel central. Linda, ingênua e desajeitada, com uma pitada de crueldade e deslumbre, é o próprio encanto adolescente. Ela, o roteiro e o filme concorrem ao Oscar. É claro que Educação não vai tirar o prêmio de Avatar ou de Guerra ao Terror, e acho que as chances de Mulligan e Hornby são virtualmente nulas. Mas vai ser interessante ver o escritor e a mulher, Amanda Posey (produtora do filme), na noite da premiação. Além, é claro, de Mulligan.

Em seu blog, a propósito, Hornby vem se divertindo com a coisa. No dia 12, fez um post (aqui) sobre a papelada que os indicados têm de preencher. Num dos questionários, ele e a mulher foram inquiridos sobre que outros indicados gostariam de conhecer. “Depois de pensar uns bons três segundos”, escreveu, “minha mulher respondeu ‘George Clooney’, fazendo um ponto de exclamação em seguida. Em algum lugar de Los Angeles, um funcionário da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está fazendo uma pilha gigante de com todos os pedidos para ver George Clooney”.

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.