Livro 2.0, Flex

Originalmente batizada de HybridBook, a ideia da pequena editora Melville House consiste em mesclar livro de papel e livro eletrônico, tentando apaziguar os ânimos de livreiros e jovens turcos tecnológicos. Do seguinte modo: o leitor compra o livro à antiga e encontra, nas páginas internas, um código de barras QR — como este abaixo, com o qual já andaram aprontando por aí no mundo literário. Munido de um smartphone com câmera, o leitor escaneia o código e recebe um monte de extras: mapas, áudio, vídeos, fotos e outros textos relacionados. Sem o aparelho, dá também para acessar o material em um site.

Para começar, foram lançados cinco volumes na coleção The Art of the Novella, todos eles girando em torno do tema do duelo. Os textos principais são de Giacomo Casanova, Anton Chekov, Joseph Conrad, Alexander Kuprin e Heinrich von Kleist. Os extras, chamados de Illuminations, prometem fartura. O de Conrad, por exemplo, oferece um ensaio sobre o tema de Thomas Paine, poemas de Byron, um texto de Nietzsche, outro de Jack London, um sermão da igreja contra o duelo, uma defesa por um senador americano etc., além, é claro, de material audiovisual. A editora promete mais, incluindo Bartleby, o Escrivão, do autor que dá nome à casa.

Não creio, claro, que o modelo, será capaz de apaziguar livreiros e tecnopublishers. E acho que nem a Melville aposta nisso: o tema escolhido tá com uma senhora cara de ironia. O duelo segue.

6 comentários

  1. Wow what a fantastic book trailer. I have had the pleasure of seeing a fair amount of these and this is one of the best I’ve seen. The music is what makes it so good and enjoyable to watch. The artistic use of the words make it very much appear like one might see a book review when the authors originally wrotes these books. Does anyone know who did this?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.