O que os homens e as mulheres querem

A tese geral de David Eagleman em Incógnito — As Vidas Secretas do Cérebro (Rocco, 288 págs., R$ 34,50) é a de que a maior parte do que fazemos e sentimos não está sob nosso controle consciente. No que se trata da sexualidade, Eagleman diz — como todo bom evolucionista —  que no fundo somos meros passageiros de uma máquina programada ao longo de milhares de anos para perpetuar a espécie. Sobre os sinais inconscientes em jogo nessa nobre e infinita (enquanto dure) missão, o neurocientista faz um apanhado de estudos sobre os mecanismos de atração. Alguns:

  1. Homens consideram mais atraentes, saudáveis, bem-humoradas e inteligentes mulheres cuja proporção entre cintura e quadris fica entre o ideal de 0,67 e 0,8. Abaixo dessa faixa (cintura mais fina), são tidas como mais agressivas e ambiciosas; acima (cintura mais grossa), são consideradas gentis e fiéis.
  2. Sem perceber, homens tendem a achar mais bonitas mulheres de pupilas dilatadas, porque elas indicam interesse sexual.
  3. Mais visuais, homens quase sempre se deixam “enganar” quando veem uma mulher em um breve vislumbre: ela parecerá bonita, e não o contrário.
  4. Mulheres são consideradas, por homens e mulheres, mais bonitas no auge da fertilidade do seu ciclo menstrual — cerca de dez dias antes do fluxo. A pele fica mais clara e as orelhas, os dedos e os seios ficam mais simétricos.
  5. As mulheres preferem homens que pareçam másculos quando estão ovulando; quando não, preferem feições mais suaves, o que sugere comportamento mais social e amoroso.
  6. Homens e mulheres tendem a perder o interesse por um parceiro sexual depois de passado o tempo necessário de criar um filho — quatro anos, em média.

Mais evolucionismo e sexualidade aqui, aqui e aqui.

10 comentários

  1. Pois é. E você acredita que o filho está criado aos 4 anos de idade? Parece pouco, minha sobrinha tem doze e dá um trabalhão… Tenho medo que ela abandone a escola. Não será culpa da moda, nem da música, apenas dela mesma. Vai saber, eu já estou um tanto grisalha para entender essa pessoa.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.