Ratos, homens e livros

Ontem foi um dia estranho: pela manhã, títulos de livros começaram a brotar nos Trending Topics, os assuntos mundiais mais comentados no Twitter. Estavam lá Ratos e Homens, de John Steinbeck; O Senhor das Moscas, de William Golding; To Kill a Mockingbird, de Harper Lee; além da peça An Inspector Calls, de J. B. Priestley, e da hashtag #english lit. Não era, claro, o nascimento de uma repentina paixão mundial pela literatura, mas obra de garotos praguejando contra os títulos selecionados para os exames de qualificação do ensino secundário na Inglaterra, que acontecem agora. Até onde vi, o mais comentado foi o romance de Steinbeck, que, tema de uma redação a ser feita hoje, era alvo de fúria internética:

“Planejando queimar meu exemplar de ratos e homens depois do exame amanhã”

“Se john steinbeck não estivesse morto eu mandaria uma carta imensa para ele falando do meu ódio por ratos e homens, ‘romance’ de m*”

“Eu odeio john steinbeick como ele ganhou um prêmio por ratos e homens ? é uma m*”

Ratos e Homens é um livro chato demais, por que o exame não troca por harry potter?”

(Isso sem contar os brasileiros, que postavam coisa como: “eu animadissima aqui achando q Of Mice and Men nos TT’s mundiais é a banda, mas é um livro ._.” Ou este campeão: “AAH, É O FILME OF MICE AND MEN, NAO A BANDA!! HAHAHAHAHHAHA FAIL

Claro, a timeline do Twitter tinha lá defensores de Ratos e Homens e dos demais livros – mas poucos, na verdade. Um consolo possível pode ser encontrado em outra rede, o Instagram, onde os garotos ingleses despejaram fotos com o material de estudo – o que deve ter significado também um recorde de livros por lá. O que – diante das tristes circunstâncias – rende uma galeria não de todo má.

8 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.