This is Brazil

Semana passada, postei (aqui) o mapa feito por um redditer que associava cada Estado americano a um filme. O cara levou pau coast to coast, mas mesmo assim resolvi copiar a ideia, aplicando-a ao Brasil (clique na imagem para ampliar). E, se era para copiar, fiz serviço completo: ideia, lay-out, fonte, cores. A única coisa irreproduzível foi, naturalmente, a abundância de filmes para cada região. Aqui, tive de tomar algumas liberdades para contemplar todos os Estados. Abusei, por exemplo, dos documentários — uns bons mesmo (Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho), uns interessantes (Mensageiras da Luz, de Evaldo Mocarzel), outros altamente suspeitos. Aceito sugestões.

E peço as cidadãos dos Estados que não se ofendam com esta ou aquela escolha — num determinado momento, optei por fazer uma seleção que resultasse num bom time de diretores. No geral, até que deu. Além dos dois citados acima, estão presentes no mapa Hector Babenco, Fernando Meirelles, Jorge Furtado, Rogério Sganzerla, Felipe Hirsch, Luís Sérgio Person, Beto Brant, Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos etc…

Até Jece Valadão tem.

Publicado em 10/11/2010

17 Replies to “This is Brazil”

  1. Perdoar pelo aspecto sinistro eu já perdoei, mas resumir o estado de SP a um filme que só retrata (sinistramente) a cidade de SP não dá pra perdoar, né…

  2. Tua iniciativa e criativa , divertida ,inteligente e de bom gosto.
    Nao tem porque ter receio de melindrar ninguem.
    Porque e no contraponto dos gostos e ideias que aprendemos e aumentamos nossos referenciais.
    Parabens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.