Dois designers e artistas britânicos, Ben West e Felix Heyes, se propuseram a descobrir o que aconteceria se representassem as 21 mil palavras do dicionário inglês com a primeira imagem que cada uma delas fosse buscar numa pesquisa no Google Imagens – isto é, a imagem mais acessada e referendada pelos usuários como sendo a mais adequada. Utilizando dois scripts, fizeram a monstruosa pesquisa de maneira automática, e o material foi impresso (sim, senhor, em papel) num volume de 1240 págs., como mostra a animação flash acima.
Com capa dura estilosa e logotipo do Google em dourado, o volume é todo elegância por fora, mas repleto de horrores por dentro – eis o ponto para o qual os artistas chamam a atenção. Se dependesse da websfera, um guia visual para o vocabulário inglês e a cultura hegemônica do Ocidente estaria repleto de porcaria, coisas feias e revoltantes – fotos médicas, racismo, pornografia, desenhos ruins etc.
Em breve, a dupla pretende botar edições em brochura à venda.
Google book: uma imagem para cada palavra http://t.co/lt35XMFi
RT @almirdefreitas Google book: uma imagem para cada palavra http://t.co/JRIcxjrI
Google Images mostra 21 mil palavras do dicionário inglês com a primeira imagem que cada uma delas. http://t.co/b1J2IqDB
Google book: uma imagem para cada palavra http://t.co/BjWKQp73